quinta-feira, 12 de setembro de 2019

INBBIO participa do 13° FÓRUM DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS


O INBBIO teve a honra de participar do 13° FÓRUM DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS com o tema: GESTÃO EM TEMPO DE MUDANÇA, da Universidade Franciscana em Santa Maria – RS.
Na ocasião, a palestra “Bioeconomia: um novo olhar para a gestão do agronegócio”, foi apresentada pela Doutora Gabriela Allegretti, para uma audiência composta por alunos e professores do Curso de Administração. A Bioeconomia, apesar ser uma abordagem contemporânea, já está em pauta nas agendas de todos os países consumidores ou concorrentes do agronegócio brasileiro.
A apresentação do tema visou despertar os gestores do presente para as questões relacionadas a (in) sustentabilidade dos sistemas de produção, distribuição, consumo e descarte. Essas questões fundamentam as escolhas de um mercado consumidor cada vez mais consciente e exigente aos fatores sociais e ambientais. Além disso, foram apresentados exemplos práticos de como as metodologias bioeconômicas permitem identificar sistemas energeticamente mais eficientes.  
Para os gestores, foi demonstrado o potencial da análise bioeconômica para fins de financiamentos mundiais (União Europeia, Bolsas de valores internacionais – Down Jones Sustainability), como estratégia de marketing de novos produtos sustentáveis e como oportunidade de empreendedorismo - demonstrada pelo crescente mercado das agritechs brasileiras.
Para finalizar, destacou-se a necessidade de métodos bioeconômicos para a análise e proposições de políticas públicas nacionais e mundiais. E um desafio final a reflexão: Será que os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, segundo a bioeconomia, estão alinhados com o uso de recursos ao longo do tempo?
 Quer saber mais sobre Bioeconomia? Entre em contato conosco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

INBBIO participa do 13° FÓRUM DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

O INBBIO teve a honra de participar do 13° FÓRUM DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS com o tema: GESTÃO EM TEMPO DE MUDANÇA, da Universidade Fran...